segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PC da Valve para jogos na TV será realidade em 2013

De boatos a fatos: Gabe Newel da Valve confirmou numa entrevista ao Kotaku que há planos concretos para lançamento de um hardware próprio da empresa. Ele seria baseado em um PC, mas ainda não há detalhes sobre qual sistema usaria (há pistas, no entanto) nem suas configurações.
Os desenvolvedores na Valve ficaram surpresos com a recepção positiva do modo Big Picture do Steam. Ele oferece uma interface própria para TVs, útil para quem quer jogar com um controle numa tela grande sem a aparência de um computador.
Como muitos PCs têm saída HDMI e conversores não faltam por aí, muita gente já pode experimentar o Big Picture na telona. O console da Valve será próximo disso, entregando um PC mais fechado, próprio para uso com a TV. Ele inclui um navegador web, então o acesso casual não deve ficar comprometido.
Na rápida entrevista Gabe comentou: “Em termos gerais, eu acho que a maioria dos consumidores e dos desenvolvedores vão descobrir que [o PC é] um ambiente melhor para eles”. Continuando: “Porque eles não têm que ficar se preocupando ‘por que meus amigos estão na sala, por que minhas fontes de vídeo na sala são diferentes de todas as outras pessoas?’. Então com sorte nós vamos conseguir unificar esses ambientes."
Os próximos passos para a empresa concentram-se em finalizar o modo Big Picture, que era dado como experimental; e também concluir o Steam para Linux, atualmente em beta restrito.
Por ser um hardware próximo de um PC, o sistema operacional provavelmente seria x86-64. Só que é difícil imaginar que usarão Windows. A Microsoft já tem seu XBox e seria estranho vê-la licenciando o Windows para um console/PC concorrente. Sobraria aí para o Linux, quem sabe o Ubuntu mesmo ou uma distro específica, que já inicializaria diretamente no Big Picture. Escolher Linux traria algumas dificuldades, já que a maioria dos grandes títulos comerciais funcionam só no Windows. Sobre o sistema tudo é especulação ainda, visto que Gabe não deu detalhes.
A proposta da empresa é levar seu produto ao mercado já em 2013, concorrendo com os consoles de empresas como Microsoft e Sony. Agora é só aguardar mais detalhes, de uma forma ou de outra o Steam Box vem aí.
Via Kotaku (BR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário